É fato que estamos vivenciando uma proliferação de tecnologias que, inclusive, são capazes de transformar várias áreas da vida, como a saúde, a mobilidade e, principalmente, a educação.
Diariamente, os estudantes estão suscetíveis a lidarem com tecnologias durante a jornada acadêmica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. E no dia a dia da sala de aula, algumas das estratégias tecnológicas mais utilizadas são:
- Vídeos;
- Jogos digitais;
- Exercícios digitais;
- Entre outras opções.
Entretanto, quando falamos sobre a fase inicial do ensino, é preciso que a tecnologia seja usada com cuidado e com parcimônia.
Isso porque, embora os recursos tecnológicos possam ser poderosos instrumentos de aprendizado, também exigem supervisão adequada para garantir que as crianças usem a tecnologia de forma segura e responsável.
Tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental – Anos Iniciais estamos falando sobre crianças pequenas, que ainda estão começando a entender sobre o processo de aprendizado, ou seja, tecnologia em excesso pode causar problemas no âmbito acadêmico.
Desse modo, ao resolver utilizar as tecnologias nestes ciclos da educação básica, é preciso selecionar ferramentas apropriadas e alinhar os recursos tecnológicos com os objetivos educacionais, envolvendo inclusive a família no processo de monitoramento do uso desses recursos.
Inclusive, você sabia que o Sistema Etapa disponibiliza opções de atividades para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais que utilizam a tecnologia como aliada?
A Assessora Pedagógica, Danielle Barros explicou de que forma os professores podem utilizar essas ferramentas. Confira!
Se você for parceiro Sistema ETAPA, comece a navegar pelas funcionalidades do Portal do Parceiro agora mesmo!