simplificação
Como adotar a simplificação na matemática

A matemática pode ser a matéria mais desafiadora para muitos estudantes, gerando obstáculos para que gestores educacionais e professores assegurem um processo de aprendizagem efetivo, principalmente entre os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Mas ela não precisa ser encarada como “vilã” dos estudos e, para mostrar isso, muitos docentes procuram usar a simplificação na matemática para facilitar a fixação do conteúdo. Contudo, essa estratégia pode fazer com que os alunos percam a linha de raciocínio ou criem vícios na resolução de problemas matemáticos. 

Para descobrir como lidar melhor com essas dificuldades, o professor Fernando Peters mostra neste vídeo exclusivo do Sistema Etapa alguns caminhos e cuidados necessários para tornar a educação mais produtiva e utilizar a simplificação na matemática. 

Fernando Peters
Professor de matemática

Matemática na BNCC  

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como principal objetivo oferecer direcionamento para um currículo escolar unificado para todo o país. No ensino de Matemática, de acordo com o texto, o ensino fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático. 

O letramento matemático é “definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas”, detalha a BNCC. 

Além de compreender as fórmulas matemáticas, os objetivos previstos para a matemática no ensino fundamental são o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, criar um incentivo ao espírito de investigação e fomentar a capacidade de produzir argumentos convincentes, por meio de demonstrações matemáticas. 

A BNCC ainda divide o currículo entre Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que compreende do 1º ao 5º ano, e Ensino Fundamental – Anos Finais, do 6º ao 9º ano. Cada etapa conta uma série de conhecimentos que devem ser desenvolvidos e que serão utilizados para a construção do saber matemática nas próximas fases. 

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